Introdução à Sociedade Israelense
Aliá com filhos
Ao fazer Aliá, há tantas peças no quebra-cabeça que tentamos encaixar: ganhar a vida, onde morar? Como passar por todas as listas e listas de coisas que precisam ser cuidadas desse lado e depois do outro lado do oceano? Uma das maiores preocupações dos pais são os filhos. Eles aprenderão hebraico rapidamente? Como eles se adaptarão a uma nova cultura? Como eles se sairão na escola em um idioma que provavelmente não é o primeiro idioma? Como eles vão fazer novos amigos? E assim por diante….
* Tenha uma atitude positiva – qualquer atitude que você irradie terá um grande impacto nas atitudes de seus filhos. Transforme o difícil, em um jogo, e não em uma realidade aterrorizante. Ajudará a criança a lidar com esse momento difícil de uma maneira muito mais calma.
* Tenha expectativas realistas – entre no sistema escolar em Israel, entendendo que as coisas são feitas de maneira diferente aqui. As regras muitas vezes não são definidas com a clareza que estamos acostumados, as crianças terão dias de escola mais curtos e levará tempo para que seus filhos aprendam hebraico. Incentive-os a se comunicar em hebraico e não apenas em inglês.
* Faça com que seus filhos participem de esportes e atividades extracurriculares que os ajudarão a conhecer crianças novas e continuar fazendo coisas que amam, como basquete, beisebol, ginástica, artes e muito mais. Chugim (atividades extracurriculares) são ótimos quebra-gelo entre seus filhos e as crianças do seu bairro.
* Concentre-se em seus filhos se ajustando à nova vida, em vez de se concentrar em tirar boas notas. Seus filhos não tomaram a decisão de fazer aliá, vocês, pais, tomaram a decisão. O trabalho de vocês é mostrar a eles o quão boa é a vida em Israel e ajudá-los a integrar a sociedade israelense da maneira mais tranquila possível. Concentre-se na felicidade de seus filhos. Vá em tiyulim, aproveite o excelente clima ao ar livre, vá à praia.
* Dias de folga – deixe seus filhos terem um dia de folga a cada poucos meses – “dia da saúde mental” 🙂 Acostumar-se à vida sem domingos não é uma festa. Tenha um tempo especial juntos.
** Tente aprender o sistema, esteja aberto a mudanças, encontre professores, orientadores e todos que entrarem em contato com seus filhos.
________________________________________________________________________