HADERA
Por Gabriel Eigner

Hadera está localizada a poucos quilômetros da costa do Mediterrâneo, a meio caminho entre Tel Aviv e Haifa (cerca de 45 km até cada cidade)
Um terço da população da cidade são imigrantes da antiga União Soviética que chegaram no início dos anos 90. Tem também forte presença de imigrantes da Etiópia.
Foi fundada por membros da organização Hovevei Zion em 1891. Eles começaram a secar os pântanos que existiam na região, provocando a morte de muitos por malária.
Em 1895, Edmond James de Rothschild alocou fundos para drenar os pântanos e plantar eucaliptos.
Com população ao redor de 100 mil habitantes, é uma importante cidade da região “Hof Hacarmel”. Possui uma área de construções antigas e bairros novos, com modernos edifícios altos.
O comércio de Hadera é bem diversificado, com muitas ruas comerciais com varejo e serviços, além de um grande e moderno Shopping que se soma a outros menores centros comerciais.
Tem uma Zona Industrial relevante, hospitais, diversos centros médicos, escritórios dos principais ministérios, Fórum, uma Tachana Merkazit (terminal rodoviário) e Tachana Rakevet (trem).
A Hadera Paper, a principal companhia de papel de Israel, um hotel da rede internacional Ramada, o Hospital Hillel Yaffe – um dos maiores de Israel – e a Orot Rabin, a maior usina de geração de energia elétrica de Israel são alguns destaques na cidade.
A Orot Rabin é conhecida por todos que trafegam na Kvish 2 – a rodovia litorânea – com suas famosas 4 grandes chaminés.
Operada pela Israel Electric Corporation (IEC), utilizou carvão no final dos anos 70 para suprir o país com energia, razão das chaminés.
Atualmente produz energia através de um complexo sistema de gás natural com água do mar, tratada e dessalinizada, sem graves impactos ambientais. A fumaça branca que se vê é vapor de água.
Tem museus, parques, escolas diversificadas, ou seja uma estrutura bem completa entre as duas pontas de Haifa/Tel Aviv com custo de vida bem menor.


