Merkaz Klita

Todas as suas necessidades como um novo ole são atendidas nesta exclusiva modalidade habitacional israelense, que serve como sua primeira casa para iniciar o processo de integração.

Localizados em diversas partes do país, os Merkazei Klita são unidades habitacionais temporárias que fornecem uma chegada acolhedora, estrutura de apoio, atendimento adaptado às necessidades de um ole.

Os quartos ou apartamentos mobiliados do Merkaz Klita, estão disponíveis para aluguel com valores substancialmente mais baixas do que no mercado privado, proporcionando aos novos imigrantes um primeiro destino pronto e uma atmosfera acolhedora à medida que se familiarizam com a sociedade israelense.

O Ulpan (aulas intensivas de hebraico) está disponível na maioria dos Centros de Absorção e conta com equipes altamente profissionais, com longa experiência em ajudar novas famílias, estudantes e solteiros olim em seu processo de absorção.

É permitido morar no Merkaz Klita por um  período de até seis meses. Casos específicos definidos pela Agência Judaica, podem ter um tempo diferente.

Na etapa preliminar de contato com a Agência Judaica, você deve manifestar seu interesse em ir para um Merkaz Klita e aguardar a sua aprovação.

 

Habitação

O aluguel ou compra de imóveis em Israel, segue um processo completamente diferente do Brasil.

Como em qualquer lugar, sempre há áreas mais caras e mais baratas, dentro de uma cidade e nas diversas regiões de Israel.

Em Israel se informa o imóvel pelo número de “chadarim” – ambientes – excluindo a cozinha e banheiros, mas incluindo salas e todos os demais “quartos” e espaços internos. Assim por exemplo, um apartamento com 3 quartos + 1 sala é chamado de “árba chadarim” ou 4 quartos.

Os valores mudam de uma cidade e bairro para outro,  dependendo da localização, do andar, das condições do prédio e das condições do apartamento. Também é importante avaliar se existe elevador, garagem, terraço, armários, ar condicionado, “machsan” (depósito particular) entre outros benefícios.

Recomendamos que você não compre ou alugue um imóvel para morar SEM VER ANTES. Existem Olim que acertam um imóvel ainda no Brasil, recebendo fotos e vídeos de um corretor ou até amigos. Não podemos deixar de enfatizar a importância de “sentir o imóvel” que será a sua casa e não de quem está ofertando.

Se te interessa, avalie antes a proximidade de escolas, sinagogas, transporte público, mercado de trabalho e demais aspectos relevantes para a sua vida.

As casas são chamadas de “Bait Prati” e podem ser uma opção de escolha dependendo do lugar.

“Du Mishpachti” refere-se a uma casa geminada que compartilha uma parede com outra casa. Os termos “Villa” ou “Bnei Beitcha” se referem a uma casa independente em todos os tamanhos. 

Encontrar uma comunidade adequada para você é um desafio para todos os Olim Chadashim e há muitos fatores que fazem a escolha certa.

Se você tiver dúvidas sobre a assinatura de um contrato de locação ou compra, NÃO assine sem antes submeter para alguém que te explique claramente todas as cláusulas.

Nós, da Olim do Brasil, estamos aqui para ajudar!.