O sistema educacional difere em cada país. Fornecemos uma visão geral das estruturas educacionais para que você saiba onde registrar seus filhos.
Não se esqueça de trazer os seguintes documentos ao fazer Aliá. Você pode não precisar deles no início, mas eles se tornarão importantes mais tarde em seu processo de Klitá.
Perdido no Hebraico? Não se preocupe, você vai conseguir! Enquanto isso, baixe o aplicativo do Google Translate e familiarize-se com as opções. Você pode fotografar um texto e traduzí-lo sem precisar digitar. Você também pode gravar sua voz, em seu idioma, e traduzí-la em audio para o hebraico. Lembre-se que algumas palavras podem não ser traduzidas corretamente.
O sistema educacional em Israel exige que com 5 anos, todas as crianças sejam matriculadas na pré-escola (Gan Hová).
A partir dos 6 anos, a criança deve começar a escola fundamental que demora 6 anos. Aos 13 anos de idade o jovem estudante passa para o colégio que leva 3 anos. Neste período se prepara para as provas de BAGRUT, que lhe permitirão o acesso ao ensino universitário.
Bagrut é a qualificação escolar israelense, obtida depois de 12 anos de escola e dá o direito ao aluno para continuar os estudos nas universidades e escolas superiores. A condição para obter a qualificação é passar várias provas escritas e orais em matérias diferentes. O conteúdo das provas e das matérias é regulado pelo Ministério da Educação.
As matriculas devem ser na cidade ou região que você mora. Existem opções como escolas “chilonim” (não religiosas) passando por níveis intermediários até as “datiim” e “charedim” (religiosas e ortodoxas).
A REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS DEVERÁ SER FEITA POR UM ADVOGADO NOTÁRIO EM ISRAEL.
É POSSÍVEL ADIANTAR O PROCESSO ANTES DA SUA ALIÁ.