ASHKELON

Por Gabriel Eigner

Ashkelon é uma cidade na costa do Mediterrâneo, cerca de 60 km ao sul de Tel Aviv. Possui o maior porto e usina de energia do país.

Ashkelon tem uma história rica e antiga de 4000 anos. Houve eventos relacionados à história da Bíblia sobre Sansão e Dalila. Ao longo da história, foi dominada por cananeus, filisteus, babilônios, império bizantino, persas, árabes, domínio napoleônico, império otomano e, em 1917, pelos britânicos.

Está localizada a apenas 13 km da Faixa de Gaza.

A cidade tem um belíssimo litoral, muito verde, parques e monumentos arqueológicos.

Não é uma cidade para pessoas que não possuem muita determinação fixarem residência. A constante tensão dos ataques dos terroristas de Gaza, faz a cidade ter um estilo de vida muito peculiar no tocante a segurança.

Mas, mesmo com este grande diferencial, o porto movimenta muitos negócios, mais de 50 hotéis e uma significativa zona industrial.

O terminal norte do gasoduto Trans-Israel, que leva produtos petrolíferos de Eilat a um terminal de petróleo no porto, está localizado nesta cidade, assim como a usina de dessalinização de água por osmose reversa (SWRO), a maior do mundo.

Desde 1992, a Israel Beer Breweries opera em Ashkelon, produzindo as famosas cervejas Carlsberg e Tuborg para o mercado israelense.

Além de boa oferta de trabalho na cidade, muitas pessoas trabalham em Tel Aviv mas preferem residir numa cidade muito mais tranquila, com belas praias e infraestrutura.

O Ashkelon Academic College é um braço da Universidade Bar-Ilan e tem foco em cursos voltados ao mercado financeiro.

Ashkelon tem um pouco mais que 140 mil habitantes.