BITUACH LEUMI

 

O Bituach Leumi (Instituto Nacional de Seguros de Israel) é o organismo responsável pelo pagamento de várias pensões e abonos em pessoas seguradas e elegíveis pela Lei dos Seguros Nacionais. É equivalente ao INSS no Brasil. Todos os residentes israelenses maiores de 18 anos devem, segundo a lei, estar coberto pelo Bituach Leumi e, portanto, obrigados a pagar como contribuições do seguro.

Residência

O acordo com Bituach Leumi, elegibilidade para o seguro é determinado acordo com residência em Israel e não na cidadania. A definição de residência é se sua vida está centrada ou não em Israel. Entre os requisitos para determinar isso são:

– Seu local de residência permanente (residindo em Israel por mais de 183 dias por ano);

– Onde sua família está vivendo;

– Onde seus filhos estão sendo educados;

– Onde é o seu principal local de trabalho ou estudo.

Portanto, aos olhos de Bituach Leumi, mesmo que você esteja residindo em Israel com um visto de estudante e não tenha feito oficialmente lá, você pode ser considerado residente e estar sujeito a pagar contribuições de seguro.

Você pode continuar sendo considerado residente israelense, mesmo que não seja exterior, desde que a permanência no exterior seja temporária (por exemplo, para fins de estudos, viagem, trabalho temporário, etc.) e desde que o centro de sua vida permaneça em Israel.

Benefícios

Bituach Leumi oferece uma ampla gama de serviços para todos os residentes israelenses. Seu objetivo é fornecer grupos populacionais e famílias com dificuldades temporárias ou de longo prazo, uma base financeira para subsistência, cobrando quase todos os aspectos da vida de um residente israelense.

Contribuições Nacionais e de Seguro de Saúde

O Bituach Leumi cobra como contribuição de seguro de todos os residentes de acordo com sua renda e status de seguro, e paga benefícios aos titulares. Multas (e juros) são cobradas e não pagam dados estipulados por lei.

Bituach Leumi também é responsável por coletar contribuições de seguro de saúde sob a Lei Nacional de Seguro de Saúde. Estas contribuições são transferidas para Kuppot Cholim (fundos de saúde). Todos os segurados devem estar registrados em uma das Kupot Cholim do país e podem escolher qual Kupah ingressar. A Kupah deve fornecer todas as pessoas seguradas uma cesta de saúde padrão.

O valor que você paga pelas contribuições nacionais e o seguro de saúde é calculado de acordo com o seu nível de rendimento do trabalho ou de outras fontes. Seu status de trabalho também é levado em conta, por exemplo:

– Empregado Assalariado

– Pessoa independente

– Desempregado

Viajando no Exterior

Se você é um residente israelense que vive no exterior, você deve continuar a pagar contribuições nacionais e de seguro de saúde. Um atraso nos pagamentos enquanto estiver no exterior pode descartar sua elegibilidade para receber serviços de saúde por vários meses. Portanto, é importante continuar pagando as contribuições do seguro mesmo quando você estiver morando no exterior.

O Bituach Leumi geralmente continuará a considerá-lo como residente de Israel nos primeiros cinco anos após sua mudança para o exterior. Após esses cinco anos, você será solicitado a provar que sua estadia no exterior ainda é temporária e que o centro de sua vida ainda está em Israel. Para este efeito, você deve preencher um questionário e anexá-lo a uma carta detalhando suas reivindicações.

O Bituach Leumi pode examinar sua residência mesmo que cinco anos ainda não tenham transcorrido desde que você foi para o exterior; por exemplo, nos casos em que você mesmo entra em contato com o Bituach Leumi e pede para provar que o centro de sua vida mudou.

Residentes que retornam

Se você se mudou para o exterior e deixou de ser um residente israelense, mas depois voltou a morar em Israel, você deve notificar a filial mais próxima do Bituach Leumi do seu retorno. Você será solicitado a preencher um questionário e anexar documentação mostrando que você encerrou o centro da vida no exterior (por exemplo: venda de propriedade ou posses, cancelamento de seguro, rescisão de contrato de trabalho, renúncia de cidadania estrangeira e assim por diante).

Você também terá que apresentar mostrando o centro de sua vida alterado para Israel (por exemplo: envio de bens para Israel).

O funcionário do Bituach Leumi verifica e determina se você deve ou não ser reconhecido como residente israelense.

Uma vez registrado como residente que retorna, você será elegível para os benefícios do Bituach Leumi e terá que pagar como contribuições relevantes. No entanto, para receber serviços médicos sob a Lei Nacional de Saúde Seguro, você poderá esperar um período de 6 meses. Existe a possibilidade de recuperar o período de espera pagando ao Bituach Leumi.